sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

34º ANIVERSÁRIO FRATERNIDADE EMMANUEL



Lembrando que no dia 11/01/14(sábado) às 20:00hs, será realizado palesta com o facilitador Frederico Menezes, na Fraternidade Espírita Emmanuel. 

Localizada na Rua: Deputado Torres Galvão Nº 379, próximo a políclina bairro Salgado.
Tema: "O evangelho em nossos corações".

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O QUE É CHAKRAS?



VOCÊ SABE O QUE É CHAKRAS?

O universo é constituído por um vasto sistema de energia. Tudo o que está manifestado neste universo, a exemplo da nossa galáxia, do sistema solar, do planeta terra e nossos próprios corpos.
O corpo humano não apenas é constituído por campos de energia, mas está imerso em um contínuo e complexo campo de energia. O campo de energia humana envolve, penetra e define o próprio corpo físico. Ele é luminoso e emite uma radiação própria, característica, que costuma ser denominada de “aura”.
Os seres humanos possuem ainda centros de energia que são chamados de chakras.
Chakas palavra que vem do sânscrito e significa “roda”, ”disco”, ”centro”.  São percebidos por videntes (Médiuns) que conseguem enxergar em nosso corpo, uma energia vital igual a um redemoinho irradiante e colorida, de acordo com a frequência da sua energia girando em alta velocidade em sentido horário em alguns pontos de nosso corpo.  Estas cores vão do vermelho ao violeta e correspondem às cores do arco-íris.  São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. A figura 1 ilustra os alinhamentos dos chakas.

Figura 1 alinhamento dos chakas

A Figura 2, ilustra os movimentos de alinhamento dos chakas.
 Figura 2 movimentos de alinhamento dos chakas.
 
Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.” MOTOYAMA, Hiroshi Teoria dos chakras. São Paulo, Editora Cultrix, ...

 Os nomes e os seus significados.

Chakra Coronário
Cor: lilás e dourado
Pedras mais usadas: Quartzo Branco, Ametista, Diamante, Fluorita
Representa nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo. A sua função principal é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano.
Percebemos o Chakra Coronário em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.

Chakra Frontal
Cor: azul índigo
Pedras mais usadas: Sodalita, Azurita, Lápis Lazuli, Cianita
Representa a mente e a intuição. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.
Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos.

Chakra Laríngeo
Cor: azul claro
Pedras mais usadas: Água Marinha, Quartzo Azul, Turquesa, Larimar
Tem ligação com a maneira que cada um se expressa. A função principal desse chakra é o se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos.
Percebemos que o Chakra Laríngeo está em desequilíbrio quando apresentamos problemas na comunicação - geralmente a falta dela - o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e "engolir sapos".

Chakra Cardíaco
Cor: verde e rosa
Pedras mais usadas: Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Turmalina Melancia, Esmeralda
Simboliza o centro das emoções. Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.
Quando o Chakra Cardíaco se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.

Chakra Plexo Solar
Cor: amarelo
Pedras mais usadas: Citrini Amarelo, Cristal com Enxofre, Topazio Imperia, Calcita Amarela
É onde "mora" o ego de cada um, representa a força do indivíduo. Sua funções primordiais são o poder e a vontade. Também mostra como está nossa digestão (de situações), nossos humores e controle